winning presentations/objetivo

Um objetivo dá utilidade a uma apresentação. Podemos não o verbalizar, mas tem que existir. Se não o descrevemos em 5/10 palavras, pode estar mal definido.

Já vos aconteceu terminarem uma apresentação com perceções diversas? Pessoas que acham que correu bem e outras que acham que correu mal?

Porquê? Por diferença de expetativas. A frustração com que saímos de algumas apresentações vem da ambição de resolver à primeira. As grandes conquistas não se fazem assim. São fruto de uma TRANSFORMACÃO.

Os objetivos são tipificáveis em duas famílias:
a) vender ideia ou produto
b) informar sobre estado de arte de projeto, empresa ou unidade.

Eu recomendo que, ainda que o objetivo seja informar, haja uma orientação para a ação. Informar é influenciar.

Podemos ter uma decomposição de objetivos, estabelecendo objetivos intermédios de uma finalidade abrangente.

Devemos ter claro se o objetivo depende da vontade da audiência. Se depende de outros, importa dizê-lo.

Já vimos todos apresentações a defender bem uma ideia errada. É isto a lógica. Dá para construir e para destruir coisas boas.

“What you get by achieving your goals is not as important as what you become by achieving your goals.” Zig Ziglar

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