Um propósito, bem a propósito, nem de propósito

Uma grande profissional de executive search da nossa praça, disse-me uma vez que quando chegamos a uma função executiva, o desafio não é mais vendas, mais margens. Isso é igual em todo o lado. O desafio real é “vencer com aquele contexto e stakeholders, que são únicos”.

Este brutal “piece of advice”, bem mais profundo do que possa parecer à primeira vista, foi realmente uma das maiores lições da minha vida profissional.

Como disse a Margaret Thatcher um dia (parafraseando um antigo general chinês)
– “Cuidado com os teus pensamentos, porque eles se tornam ações.
– Cuidado com as tuas ações, porque elas se tornam hábitos.
– Cuidado com os teus hábitos, porque eles se tornam o teu caráter.
– Cuidado com o teu caráter, porque ele se torna o teu destino.”

É por isso que não podemos entrar em pânico ou desespero perante o desconhecido que vivemos. Há um sol a brilhar atràs da nuvem. Mas temos que ser nós a criá-lo.